A importância do brincar para o desenvolvimento da criança

Diariamente, os alunos do turno Integral do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ) brincam em diferentes espaços da escola. A coordenadora pedagógica do segmento, Elaine Perdigão Ferrante, explicou que as crianças têm a capacidade de aprender e desenvolver diferentes habilidades humanas por meio de variados tipos de brincadeiras.

Segundo Elaine, é importante que o direito de brincar da criança seja respeitado e valorizado. “Brincado, elas podem aprimorar varias capacidades, por exemplo, o movimento psicomotor. Além disso, quando estão brincando com as outras crianças são incentivadas a interagir com o outro, momento em que estimulamos o desenvolvimento da competência social.”

No Sion-RJ a brincadeira não é representa uma atividade em particular, mas sim um conjunto de estratégias e habilidades que possibilitam às crianças experiências que revelam o mundo e as desenvolvem para o futuro.